Cães precisam mais de disciplina que de afago

Sabe aquela história de que crianças precisam de disciplina que de carinho? Pois é furada. Já está comprovado que os filhotes de seres humanos precisam tanto de uma rotina bem definida quanto de um afago dos pais.

Já no mundo canino não há palavras nem muita festa nas demonstrações de carinho. A forma que os chefes de matilha têm para dar atenção aos seus filhotes é promovendo a disciplina no bando. Garantindo a justiça na hierarquia e provendo alimentação.

Usar da psicologia humana com cães pode ser (e tem sido) desastroso. Um cachorro não compreende suas palavras e nunca vai atingir um grau de "maturidade intelectual" ao ponto de ter uma "conversa séria" com você. Aliás, a fala e os afagos exagerados só exitam e demonstram fragilidade de alguém que deveria liderar.

Entenda que os cães agem com causa e consequência. Essa é a forma de demonstrar para eles o que pode e o que não pode. É assim também que se define a hierarquia no bando. As mães amam e protegem seus filhotes, mas se um deles é fraco ou doente demais para acompanhar a matilha, será deixado para traz.

Pensando nisso, nesse pragmatismo, pare de achar que seu cão se magoa quando você o impede de subir no sofá ou quando ele reclama por ter sido movido de um lugar para outro. Na verdade, essa é a forma perfeita de demostrar que você sabe como tratá-lo e de respeitá-lo como sua matilha "original" o faria.

Um cão feliz vive dentro da rotina e disciplina do bando (no caso, sua família e casa). Ele não tem como liderá-los, pois não entende o comportamento humano e não poderá cobrar de vocês o comportamento canino. Mas nós podemos! E devemos liderá-los na nossa casa. Assim, como seguidor, nosso cão poderá viver feliz.

Nenhum comentário: