Os porquês

Os cães. Animais que vivem em grupos e precisam respeitar hierarquias e regras para que o convívio social seja harmônico. Os homens.

Lida do primeiro período para o terceiro tanto quanto do terceiro para o primeiro esta frase faz sentido e é verdadeira. Talvez por isso os homens tenham conseguido, há tanto tempo, se aproximar dos cães ao ponto de, em muitos casos os dois grupos partilharem de uma mesma família.

Ouvi dizer e li alguma coisa sobre os grupos de cavalos e de sua fidelidade ao seu líder, quer seja eqüino ou humano, mas até hoje só tive a chance de conviver de maneira cotidiana com cachorros. Assim, para mim, os cães são seres que fazem parte do meu “ciclo familiar”.

Observar matilhas ou cães solitários traz lições valiosas para a vida de qualquer cidadão bípede. A relação com seus semelhantes, a proteção da sua família e a forma de educar seus filhotes dão exemplos excelentes de como nós poderíamos tratar e educar nossos pares.

Claro, para isso precisamos além dos latidos, lambidas, mordidas e dentadas. Mas logo que percebemos o porquê de cada ação e gesto, é flagrante a semelhança com as lições e mensagens que nós mesmos passamos e recebemos.

Portanto, se você quer que o teu cão te obedeça e te admire, primeiro veja como os cães se comunicam e depois use isso ao seu favor. Deixe claro quando está contente ou não com ele. Sempre em gestos e com palavras chave, nunca espere que ele entenda o que você fala, apesar de às vezes parecer que sim.

Tenha em mente uma coisa: seu cachorro te considera o líder dele e por isso vai sempre querer te defender e te agradar. Mostre para ele como ele pode fazer isso e ele vai procurar te agradar sempre.

Nenhum comentário: