Confira dicas para encontrar o cão ideal

Da Revista da Hora

Comprar um cachorro exige responsabilidade. Confira abaixo dicas para encontrar o cão ideal.

Cuidados ao comprar

- Em primeiro lugar, considere aspectos como espaço físico e tempo disponível para cuidar do cachorro. Lembre-se de que o animal é um ser social e precisa interagir com seu dono.

- Leve em conta o sexo do animal. Machos tendem a urinar para demarcar território e, geralmente, são mais agressivos. Já as fêmeas entram no cio a cada seis meses, dependendo da raça, e podem engravidar ou sujar a casa com secreções nesse período. A castração pode resolver o problema.

- Comprar filhotes facilita. Quanto menor a idade, mais facilmente os cães são condicionados e não criam vícios. Mas lembre-se de que eles destroem objetos no primeiro ano de vida.

- Cães SRD (sem raça definida) são uma opção, mas leve em conta que é difícil prever o quanto vão crescer e como será o seu comportamento. Essa previsão é mais fácil em animais de raça pura.

- Compre o animal em um canil de confiança. De preferência, consulte antes um veterinário para ajudá-lo na escolha da raça mais adequada.

- Certifique-se das condições de saúde do cão ao adquiri-lo. Confira se já está vacinado e leve-o para avaliação em um veterinário.

Raças

Para crianças
O cão deve ter temperamento dócil e porte pequeno ou médio, para não derrubar ou machucar as crianças. Prefira animais jovens, pois os mais velhos são menos tolerantes a brincadeiras. Animais de pelagem longa também podem se irritar com os puxões da meninada.
Beagle
Boxer
Buldogue Inglês
Buldogue Francês
Cocker Spaniel Inglês
Collie de pêlo curto
Labrador
Poodle
Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha)

Para espaços pequenos
Os cachorros ideais devem ter porte pequeno e, de preferência, pêlo curto, para facilitar a higiene. Se a pessoa mora em condomínio, o ideal é evitar animais que latem muito, como é comum em raças menores. Em casos extremos, um adestrador pode resolver o problema.

Buldogue
Buldogue Francês
Dachshund
Poodle toy
Schnauzer miniatura

Para pessoas carentes
São cães muito dependentes de carinho e afeto. Têm uma ligação forte com seus donos, a ponto de rodeá-los e, em alguns casos, até pedirem colo. São ideais para quem busca afagos e atenção do seu pet.
Lhasa Apso
Maltês
Poodle
Shih Tzu
Yorkshire Terrier

Independentes
São cachorros que não gostam de ficar junto aos seus donos o tempo todo. Têm um temperamento mais autônomo e valorizam o seu espaço. Mas, cuidado: algumas raças, como a Akita e a Chow Chow, também tendem a ser agressivas.
Akita
Basset Hound
Chow Chow
Husky Siberiano

Tranqüilos
É o caso de animais menos ativos fisicamente, ideais para quem não gosta de muita festa e agitação. Geralmente, são de raças de portes maiores, pois os cães pequeninos são naturalmente mais "acelerados".
Basset Hound
Collie
Dálmata
Weimaraner

Ativos
Esses animais são agitados e precisam de exercícios físicos diários para se manterem em forma e não ganharem sobrepeso. São companhias ideais para quem gosta de correr e caminhar com regularidade.
Border Collie
Cocker Spaniel
Dogue Alemão
Golden Retriever
Labrador
Mastiff
Pastor Alemão
Springer Spaniel Inglês

Para garantir a segurança
Os cachorros mais adequados têm como característica a defesa territorial e um porte físico maior, garantindo-lhes força e poder de intimidação. Algumas raças, como a American Pit Bull, podem ter temperamento instável e não são indicadas para crianças
American Pit Bull Terrier
Bull Terrier
Dobermann
Pastor Alemão
Rottweiler
São Bernardo

Fonte: veterinária Tânia Parra Fernandes, da Universidade Metodista.

Um comentário:

Taty Valéria disse...

Eu quero um cachorro!
E quero um salsichinha!