Primeira lei natural dos cães: Cães são instintivos

Cesar Millan

Um dos maiores erros que os proprietários de cães podem fazer é assumir que seus cães sentem e pensam como pessoas. Isso pode nos levar a humanizar nossos cães, atribuindo as nossas próprias necessidades e motivações para seu comportamento. Como consequência, podemos nos tornar relutantes em disciplinar ou corrigir nossos cães, porque temos medo de ferir seus sentimentos ou criar ressentimentos.

A lei natural dos cães nos ensina que os caninos não funcionam dessa maneira. Sim, eles têm emoções, mas são diferentes das nossas. As emoções dos cães estão enraizadas no momento e são uma reação imediata ao que está acontecendo agora. Os cães não lamentam o passado ou se preocupam com o futuro. Eles só estão pensando sobre o presente: essa coisa no meu ambiente é amigável ou uma ameaça? Devo lutar, fugir ou evitar?

Essa é a maior diferença entre os seres humanos e cães. Estamos constantemente mudando entre nossas dimensões intelectuais, emocionais e espirituais. Mas os cães vivem exclusivamente em um mundo instintivo, e cabe a nós, como líderes de matilha, entender.

Como os cães reagem instintivamente às coisas ao seu redor, eles também são conscientes de nossas emoções, lendo a nossa energia. Quando estamos calmos, eles sentem a calma. Quando não estamos calmos, eles sentem a nossa energia desequilibrada e, naturalmente, nos evitam ou tornam-se instáveis também.

Em uma matilha, cães desequilibrados são rapidamente corrigidos ou, se não se equilibram, são rejeitados. Os nossos cães não podem nos rejeitar, mas podem fazer todo o possível para nos evitar quando não nos acalmamos. É aí que problemas de comportamento surgem.

Porque os cães são instintivos e vivem o momento, não podemos corrigir seu comportamento como o que fazemos com crianças ou mesmo adultos. Os cães são instintivamente atraídos para líderes calmos e assertivos, quer sejam humanos ou caninos. Portanto, temos de entrar em contato com o nosso próprio lado instintivo e nos tornarmos calmos e assertivos. Isso é muito mais eficaz do que tentar "razão" com o seu cão ou fazendo apelos emocionais.

Siga a Primeira Lei, honrando os instintos do seu cão. Deixe seu cão ser um cão, e aprenda a seguir seus instintos em vez de seu intelecto.

Postagem original em inglês aqui.

Nenhum comentário: