Alimentando um cão

Aqui vão algumas dicas de como manter seu cão saudável apenas com alimentação correta. E para começar é bom deixar bem claro que "comida de gente" nem de longe é a melhor opção. Essa história de que o cachorro comer o resto do nosso almoço não tem problema é balela.

Por conta dela é são muitos os cães obesos, com problemas no coração e que desenvolvem doenças crônicas que na natureza nunca teriam. Assim, na hora de alimentar seu amigo canino, opte pela ração, que é feita e balanceada para as necessidades do cachorro.

Outra boa providência é reparar em que tipo de ração serve melhor às necessidades do seu cão. Se é de raça pequena é uma, se for raça grande, outra. Se é filhote, tem alimentação especial, se é um cão idoso, outra. Cães com mais energia precisam de energia extra, os mais preguiçosos, ração menos energética.

Higiene

A ração, quando molhada pela saliva do cachorro, ou mesmo por água, começa a fermentar. Este processo pode ser maléfico para o cão. Por isso, o animal deve comer tudo o que quiser na hora que lhe for dado. O que sobrar no prato deve ser jogado fora. Outro motivo para isso é que no prato a comida fica exposta a insetos e à sujeira.

A água também é um fator a se observar. Os cães precisam de água limpa disponível durante todo o dia. Se você não tem como manter um bebedouro de água corrente ligada o tempo todo, pode considerar um bebedouro como os de pássaros, só que com garrafas pet para oferecer água ao seu cão. Não é interessante ter água numa tigela porque os animais podem botar as patas dentro e sujá-la.

Nenhum comentário: