Seja o líder do seu cão

Para se tornar o líder de seu cão, é preciso conquistar seu respeito. Se a dominação foi feita com agressividade ou com base na violência, será apenas uma questão de tempo até que o cão se sinta mais forte e o desafie. Dependendo do temperamento do cão, estes desafios podem se tornar cada vez mais corriqueiros.

Não é preciso grande coisa para conquistar o cão. Ele quer ser conquistado. Muitos cães criados dentro de casa nem sabem liderar, principalmente humanos. Para liderá-los, basta deixar claro quem tem o controle das coisas. Por exemplo, é preciso que o cão saiba que a posse das coisas é sua, não dele. Não se pode aceitar, nunca, que o cão pegue algo para si. Tudo é o líder.

Se o cão tem uma bolinha, pegue-a e mostre que ele só terá acesso à ela se você permitir. Para isso, é fundamental que não se recue diante de um rosnado ou mesmo de uma mordida. Vale lembrar que dentro da matilha, os cães dão "mordidas educativas", que tem o objetivo de assustar, mas não machucar. Assim, se teu cão te der uma dentada, não recue, ele só quer te assustar. Se você for assertivo e não recuar, então ele vai recuar.

Mais uma coisa, não entre nas regras de desafio do cachorro. Ele vai tentar encarar você, vai rosnar e crescer os pelos das costas. Tudo para intimidar. Ignore, ou melhor finja ignorar. Você deve agir como se o cão não o estivesse desafiando. Ao perceber que você não vai lutar com ele, o cão vai preferir tentar interagir de maneira não agressiva*.

Os cães não conhecem espécies. Não conhecem raças, nem têm preferências pré-definidas. Eles dividem o mundo mais ou menos assim: seres da matilha (cães ou não) acima dele na hierarquia, seres da matilha abaixo dele na hierarquia e presas.

Se o cão não for conquistado, você terá um animal obedecendo somente na sua presença e, pior, sem nenhuma confiabilidade. Ele pode se voltar contra você a qualquer momento. Ou por reparar um momento de fraqueza e resolver se tornar líder, ou por ser pressionado demais e, como todos os animais, seu medo chegar a limite. Quando encurralado, até o camundongo ataca.

*Estas dicas valem para os cães da sua matilha ou que entraram nela com consentimento. Não ache que vai poder encontrar um cão estranho, na casa dele e virar seu líder em dez minutos. É mais fácil que assim você vire presa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem pra começar minha vó ficou doente e ela não sente um lado do braço e nem da perna então minha tia saiu da casa dela e foi morar na casa da minha vó para cuidar dela minha prima tem um cachorro chamado sphayk então quando fui na casa da minha vó ele começou a pular em mim como nunca tive um cachorro, antes fiquei com medo ele começou a rosnar e morder corrir para a casa da minha vó e fechei a porta ,no outro dia não tive medo comecei a brincar e a fazer carinho no cachorro depois quando ficou mais tarde meus primos começaram a brincar com ele de bola então eu peguei a bola e corri ele foi atras, e me mordeu e começou a latir eu fiquei com medo corri para a casa e fechei a porta depois eu fui embora cheguei na minha casa e tive a ideia de procurar no computador como conquistar um cachorro e agora eu sei tomara que tudo dê certo se nao vou levar dentada de cachorro.

Unknown disse...

Eu vou ficar na casa de um amigo. Ele tem um canil com 10 cães. Eu trabalharei cuidando desses cães. Mas preciso que eles se acostumem rápido com minha presença, pois começarei a estudar de noite e só chegarei em casa as 11 da noite. Tento conquista-los dando comida e falando com eles, mas eles não dão o braço a torcer e só ficam me latindo. O pior é que eu ainda não tenho coragem de ficar perto deles( sempre fico dentro de casa, atrás da porta de vidro, e eles fora da casa) pois eles são muitos, só consegui conquistar 4 (duas cadelas velhas, um viralata mto dócil,e um filhote) e faltam ainda 6, sendo 4 destes rotveillers gigantescos, e que quando laten torna praticamente impossível pra mim manter a tranqüilidade... Se puderem colocar dicas especiais para meu caso, fico mto agradecido^^